Amanhã (01 de Junho de 2013) completamos 3 meses a bordo do AmarSemFIm. Mais um mês dentre tantos outros q ainda virão… Estamos atracados na Argentina já faz pouquinho mais de 1 mês… e aqui estamos vivendo! O tempo está gelado, já tivemos febre, gaganta inflamada, resfriados e crises de sinusite… Mas nada tira a alegria de poder viver e experimentar tudo o q Deus tem nos dado, e por tudo q tem nos feito passar. Nada passa desapercebido… Seu olhar está sobre tudo, sobre todos nós, sobre cada detalhe.
Muito me chateava não poder postar sobre o Homeschooling (ensino doméstico). Primeiro por não ser reconhecido como atividade legal no Brasil, e segundo q, por ser ilegal, jamais tinha me ocorrido q pudesse haver um livro (tão arrojado) q pudesse me orientar sobre tudo isso, a ponto de me fazer sentir segura para postar sobre o tema. A realidade é q aquelas fotos q tiramos em fevereiro, qdo as caixas da Calvert School chegaram lá na Ilha (Ilhabela)… aquelas fotos marcaram o começo de mta coisa nova.
A questão da viagem e da mudança toda, a maioria sabe q não partiu de mim… A maioria sabe q a resistência não partiu das crianças… A maioria sabe do q passou no coração e cabeço do Ric… Alguns detalhes, no entanto, ficam guardados pra nós q os vivemos. Não pq sejam sigilosos, mas pq não tivemos a oportunidade muitas vezes de nem ao menos pararmos pra entende-los. Com a correria do dia a dia, a venda da casa, a organização da viagem q fizemos em dezembro, a saída do trabalho, os documentos das crianças para as transferencias de escola, etc… e toda a ideia da mudança implicou na fato de q não tive tempo nem oportunidade para me organizar de forma q pudesse me informar sobre o q realmente é o homeschooling. Ou seja, qdo aquelas caixas caíram no meu colo… respirei fundo e pensei “Vou fazer o q sempre fiz… vou dar aulas. Só q meus alunos serão os meus filhos…” e, sem experiência alguma nem conhecimento algum sobre a transformação q o homeschooling realmente propõe, passei os demais dias, semanas e meses lutando para trazer a escola pra dentro de casa.
A questão é q a proposta de homeschooling sugere q haja uma transformação na sua forma de ver o sistema de educação todo. Agora, imagine você, como tirar de um sistema uma pessoa q vivia o sistema? Durante todo este tempo, fiquei batalhando e me estressando, estressando as crianças etc… pq não conseguia cumprir com o conteúdo proposto para o dia… NEM UMA VEZ, SEQUER!!! Estava MEGA atrasada com o planejamento e não conseguia fazer com q as crianças “andassem”. “Frustração” era a palavra q me rodeava!! “Sou professora, como não consigo fazer dar certo?”. Já ouvi (e li) muitos comentários do tipo “Homeschooling não é pra qualquer um” e isso me deixava mais incomodada ainda. “Se não for pra uma mãe, professora… vai ser pra quem, oras?!”.
Enfim, chegando na Argentina, tinha a esperança de conseguir implantar um pouco mais de ordem e rotina, uma vez q isso era impossível durante as travessias, viagens ou curtas estadas (como em Punta del Este – onde tínhamos q escolher entre 2 ou 3 dias para conhecer o lugar e a cultura, mesmo q brevemente… ou estudar). Ilusão mais uma vez. A rotina foi, sim, estipulada… Mas era uma tortura para todos nós!!! Eu acordava todos os dias as 6:15, e tentava despertar as crianças… q demoravam pra levantar – CLARO! Depois de beijos de bom dia, abraços, higiene e café da manhã, conseguiamos começar as aulas (por volta das 8:00). Estudávamos até as 10:30. Fazíamos um intervalo de 1/2 hora. Recomeçávamos as 11:00 e não parávamos até as 13:00 ou 13:30. Acreditem, ainda NÃO dava pra terminar o conteúdo. Fiquei ainda mais frustrada!
Enquanto isso, íamos vivendo… conhecendo pessoas e lugares. Estreitando os laços q já tínhamos estabelecido com os amigos argentinos do club (velejadores), e com a família de Cristo. E foi na Igreja Presbiteriana de San Andrés q conheci Camila. Camila foi “host mother” do meu irmão, Tito, qdo ele esteve na Argentina para um programa de intercâmbio entre igrejas, chamado EIXO (no Brasil – EJE na Argentina). Tito, então, me indicou essa igreja e me deu o contato da Camila (uma pessoa maravilhosa!!!)
Pra resumir um pouco a “saga”… Camila nos apresentou Silvina (esposa, mãe de 4 crianças de 11 a 4 anos – Homeschooler), e fomos a casa de Silvi para pedir orientação – uma vez q ela é homeschooler há mais de 7 anos. Apesar da frustração, eu sabia q o fato de eu ser novata tinha grande peso no meu “insucesso”. Silvi nos orientou sobre dividir responsabilidades (crianças e eu – de rotina e de estudo). Foi uma tarde sublime… um verdadeiro divisor de águas. Pouco tempo depois, participamos de um encontro q envolveu várias famílias argentinas de homeschoolers em um museu, para estudar sobre a história da Argentina (pq em breve se daria a celebração de 25 de maio – q é mto importante e celebrada com vigor!). Neste encontro conheci outras mães q praticam o homeschooling e até o unschooling! Mais uma oportunidade marcante. E ontem, tbm tive o privilégio de poder me encontrar com uma nova amiga, Heather Lynn, americana, mãe de 2 meninas, e q faz o unschooling. Tudo junto, além do fato de estarmos morando na Argentina, serviu para nos mostrar q Deus estava cuidando de mim, de nós… e q nossa escolha estava de acordo com a Sua.
Na casa de Silvi aquele dia, enquanto conversávamos, ela me perguntou qtos livros eu já tinha lido sobre homeschooling e quais eram. A pergunta me causou tanta surpresa q demorou pra q eu mesma entendesse a razão do meu espanto. A coisa no Brasil é ilegal. Sendo ilegal, jamais imaginei q poderia haver um livro tão arrojado e audacioso, q pudesse informar sobre o q é homeschooling… O máximo q eu tinha feito era me inscrever em algumas páginas do FB q tratassem do assunto. A verdade é q a proposta do homeschooling, não é para trazer a escola pra dentro de casa!!! Vendo as revistas q Silvi me emprestou, e o livros (em sua maioria de conteúdo e fundamentos cristãos), pude observar q as crianças estudavam debaixo da escada, por exemplo, ou jogadas no sofá, trepadas em árvores… E ESTAVAM APRENDENDO!!! Estavam progredindo… estavam andando! Enquanto as minhas, q ouviam durante toda a manhã, a frase “Sit Straight!!!!” (sente-se diretio – indicando para ter uma postura adequada de estudo) estavam tão frustradas qto eu, ou mais!!!
Homeschooling exigiu de mim uma reprogramação de valores educacionais, involvendo conceitos de família e de educação de forma mto intensa, linda e… libertadora! Hj, João e Maria acordam a hora q desejam, pq sabem o q têm de fazer. Sabem q têm q arrumar as camas, trocar de roupa, escovar dentes e cabelos, tomar café e ler a bíblia, para depois começarmos os estudos!!! Sabem q podem estudar geografia, historia e ciências fora do barco. Sabem q podem estudar leitura em seus quartos. Enfim… têm seus cantos de estudo, têm suas tarefas estipuladas, seus conteúdos também.. e têm a direção de como querem conduzir seus estudos, pq sempre deixo uma folha sobre os meus manuais de curso e de matemática, com o nome da cada um e a lista de o q fazer, como e onde fazer, e qto tempo levar em cada matéria… E têm a mim a sua disposição para esclarecer o q não entendem, explicar algo novo, ou simplesmente estar do lado deles… e apoiá-los Mas sabem tbm q se não o fizerem, vão acumular conteúdo pro fim de semana. Ao deixar parte da responsabilidade nas mãos deles, demos a eles a chance de praticarem uma nova forma de agir! E têm sido vitoriosos! Todo o conteúdo do dia tem sido trabalhado de maneira inteira, da forma sugerida e esperada… pq se sentem motivados e com liberdade para fazer escolhas. Muitas vezes faço adaptações, claro… mesmo pq tem perfis diferentes de estudo. Aplicar os conceitos de homeschooling é inovador, gratificante e libertador!!! Trazer a ele, conceitos de unschooling é fabuloso e muito interessante… extremamente motivador!!! Trazer conceitos tradicionais tbm o são, e é muito edificante.
EU sei em q cada um dos meus filhos se sai bem e onde têm dificuldades. EU sei q posso aplicar esta ou aquela atividade desta ou daquela forma, pois tenho acompanhado todo o seu desenvolvimento. EU sei o q se passa na cabecinha deles… EU tenho a possibildade de incutir conceitos de vida, e de vida em Cristo enquanto estamos juntos!!!
EU… eu só quero a agradecer a Deus por me cercar de pessoas tão seguras e informadas… e prestativas e amorosas. EU… eu quero q agradecer a Deus por ter me dado minha PRIMEIRA SEMANA de sucesso (essa semana) como homeschooler!!! Pois Ele tem capacitado a mim e as crianças para terminarmos todas as aulas… completas (bem como ao Ric, pq ele tbm é grande responsável para fazer com q isso dê certo)!!!
Hoje um pouco mais cedo, ouvia sobre a experiência de uma pessoa q está viajando o mundo de forma diferente… verdadeira aventura e realmente incrível… MAS pra mim, hj… sabe o q é incrível??? Deus ter nos dado esta vitória!!!
Somente a Deus toda a Glória!!!
#AmarSemFim (Helena)
junho 1, 2013 às 2:09 pm
Querida Helena,
É muito gratificante e emocionante, ver e sentir, o progresso que vcs estão tendo no caminhar da vida, pois a cada dia estamos aprendendo e consequentemente progredindo. Veja tendo que ensinar e educar seus filhos, vcs estão também aprendendo, e esse ensinamento somente acontece para as pessoas inteligentes e audaciosas, pois a acomodação emburrece a pessoa. Continue na sua busca, pois com certeza absoluta vc terá o êxito almejado. O Grande Arquiteto do Universo, está sempre do lado das pessoas do bem. Parabéns pelo entendimento que vc teve e um grande beijo para todos, principalmente nos meus sobrinhos.
Stephan
junho 2, 2013 às 4:37 pm
Querido amigo!!!
Saudades de vcs!!! Obrigada pela força e motivação q vc tem nos dado!
Um forte abraço… nos vemos em breve!
junho 1, 2013 às 3:13 pm
Aos navegadores de fé,
Parabéns por mais essa vitória.
Que Deus continue falando fundo ao coração de vocês e derramando sabedoria para todos os desafios.
Que vocês consigam descansar sabendo que os estudos, as novas experiências, os novos amigos, os novos desafios, ventos, ondas, mares etc., TUDO E TODOS estão debaixo da soberania, graça e misericórdia do nosso Deus.
Esse é o dia que o Senhor fez, por isso, nos alegremos.
Grande beijo e bons ventos!
Soninha
junho 2, 2013 às 4:35 pm
Querida, Soninha!!!
Minha personalidade tende a querer ter controle sobre tudo… é duro, sabe? rs
Mas Ele, pacientemente e aos poucos, vai me ensinando a descansar… É inevitável, Seus planos SÃO verdadeiramente muito melhor do q os nossos… e só Ele é capaz de nos dar mto além do q pedimos ou pensamos. Deus é mto bom!
Obrigada pelo carinho de sempre… isso alegra mto meu coração.
Saudades de vcs ❤
junho 2, 2013 às 8:19 pm
Helena, que relato lindo! Acho que a descoberta pela qual você está passando, e pela qual eu tb estou, é extremamente libertadora. Hoje comparitlho com algumas mães a experiência de ensinar os filhos em casa e muitas vezes me identifico com seu desespero de não conseguir fazer funcionar uma “escola doméstica”. Faz algum tempo que percebi, intuitivamente, que não devia ser assim (na verdade a partir de algumas leituas a respeito de unschooling), e que o ponto forte de homeschooling é justamente resgatar o prazer do processo ensino-aprendizado que se perdeu na institucionalização do saber. Ainda sofro um pouco, principalmente com a questão do tempo, mas tenho encontrado o caminho deixando que meus filhos encontrem seu próprio caminho, e isso tem sido maravilhoso para todos nós. Obrigada por partilhar de forma tão franca e bonita sua experiência.
junho 3, 2013 às 4:39 am
Q bom, Luciana… é isso mesmo!!!
Pois é… vivendo e aprendendo, sempreeee!!!
Mas isso não é uma maravilha… poder aprender e crescer? Tô achando o máximoooo! rs
Vamo q vamo!!! 🙂
junho 3, 2013 às 10:54 am
Helena, obrigado pela tua generosidade. Reproduzo abaixo um convite que recebi da Aned, e seria bom se você pudesse encaminhá-lo aos seus contatos:
Um convite à família:
Será realizada, no dia 12/06/2013, uma Quarta-feira, no Plenário 3 da Câmara dos Deputados, em Brasília, às 14:00h, a primeira Audiência Pública sobre Educação Domiciliar no Brasil.
A Audiência é um evento da Câmara, solicitado pela ANED e terá a participação de parlamentares, autoridades, imprensa e, principalmente, da sociedade civil, da família brasileira.
Lá, estaremos debatendo, de forma justa, a Educação Domiciliar no Brasil, esclarecendo o que significa, de fato, educar em casa, além de abordar os aspectos jurídico-legais sobre esse tema.
Esse evento é aberto ao público e você, que faz Educação Domiciliar ou apóia o movimento, está convidado.
Esse é mais um importante passo rumo à liberdade de poder optar por essa modalidade de ensino, pois está tramitando na Câmara, o Projeto de Lei 3.179, do Deputado Federal Lincoln Portela, que prevê a regulamentação legal dessa modalidade de ensino.
Se puder ir, não perca essa oportunidade! Estamos lutando pelas famílias. Aquelas que já estão praticando a Educação Domiciliar e sofrendo perseguições. E aquelas que querem praticar, insatisfeitas com o péssimo padrão moral e a baixíssima qualidade de educação das escolas brasileiras.
Vamos mostrar nossa cara e pedir aquilo que é justo: o nosso direito de escolha!
Um forte abraço,
ANED – Associação Nacional de Educação Domiciliar
Pingback: Muito Interessante: Experiência de família brasileira homeschooler na Argentina | Clipping de Educação Domiciliar
junho 2, 2013 às 9:43 pm
Prezada Helena
Seu compartilhar é muito interessante e encorajador para muitas famílias no Brasil. Reproduzimos sua postagem no Blog de notícias sobre educação domiciliar: http://edclip.wordpress.com/2013/06/02/muito-interessante-experiencia-de-familia-brasileira-homeschooler-na-argentina/
Se desejar, posso retirar a postagem do blog da edclip.wordpress.com
Você mencionou um livro. Pode informar o título?
Abraços, e que o Senhor continue a abençoá-los nesta jornada.
junho 3, 2013 às 3:08 am
Olá, Dirceu. Boa noite!
Não há problemas em manter a postagem no blog da “edclip”. Nossa intenção é compartilhar o q temos vivido, experimentado e aprendido… sempre pensando em como tbm edificar a vida de outras famílias.
O livro q leio no momento chama-se “A Survival Guide to Home Schooling” (Luanne Shackelford & Susan White). Ele não é um material novo. Mas no meu caso, em q estou tendo meu primeiro contato com HS e sem mto preparo, está sendo muito bom!
Na fila, tenho tbm “Beyond Survival” (Diana Waring) – mas sobre este ainda não tenho o q postar, sendo q ainda não o li.
Estamos a disposição. Abraços.
junho 5, 2013 às 12:58 am
Olá! Gostaria de entrar em contato contigo, mas não vi e-mail disponível para contato. Se possível, envie para o meu e-mail: rachel.educaemcasa@gmail.com
Agradeço desde já e que Deus continue guiando e abençoando seu lar. Abraços!
setembro 14, 2013 às 9:48 am
Oi, pessoal!!! Me deu um calafrio por todo corpo só de emoção de poder escrever a vocês, imaginar vocês aí no barco! Estamos aqui em Canoas/RS, e temos um barco ali no CDJ, Clube dos Jangadeiros! Considerem passar por ali um pouco!? Pleeeease? Eu li vagamente os comentários e relato sobre o home school, não li tudo, pois vou correr para o Clube agorinha, mas quero dizer que acho que a coisa tem de se dar sim com disciplina, mas com muita flexibilidade e sensibilidade. E poderiam ver sobre sistemas alternativos, sei que a França tem leis e longa experiência nisso. Não fiquem tristes com algo aqui ou ali não atingido como objetivo escolar, pois a maior escola é a vida que estão se dando, é o tempo e as experiências agindo e se acumulando, é a abertura que as crianças terão para o resto da vida, é o fato de que para elas não haverão fronteiras no mundo e que poderão ter irmãos no mundo todo! Na escuta sempre. Por algum contato, meu email é o freitas138@gmail.com e o meu celular é 55 51 97912685, e tô em terra mas com o coração com vocês! Fé. energia! e tudo de mágico a vocês! Onde estão agorinha? Estou saindo para reconhecer de carro os portos do Uruguai e da Argentina, agorinha dia 17, e vou até Bahia Blanca! Me digam algo por email e tento visitar vocês em Buenos Aires ou onde estiverem, se for ao meu alcance. Dia 21 estou indo de Buenos Aires a Mar del Plata, e dia 22 a Bahia Blanca, onde darei curso e palestras toda semana. Durmo em Buenos Aires na volta, dia 28 noitinha. Grande abraço. Henrique Freitas, professor da Escola de Adm. da Ufrgs.