🇺🇸 AmarSemfim sailboat / 🇧🇷 veleiro amarsemfim

🇺🇸 Jeremiah 31:3 / 🇧🇷 Jeremias 31:3

La Paloma (Uruguay) – Uma SURPRESA! :)

Deixe um comentário

Saímos de Montevideo no dia 20 (quarta-feira), as 13:00… dia lindo e vento na cara! Chegamos em La Paloma no dia 21 (quinta), as 8:00am. A chegada em não foi algo muito tranquilo, não. Mas também não foi nada hiper trabalhoso… só nos deu uma certa canseira contornar as bóias para evitar as formações rochosas da região, entrar nos muelles e conseguir parar o barco. A viagem foi feita praticamente toda no motor pois tínhamos um vento muito bom, mas de frente, na cara, na direção contrária a que nos dirigíamos. E o vento pareceu apertar um pouco mais ainda na hora de manobrar o barco dentro dos muelles (apertadinhoooooo). Paramos, amarramos, tivemos de desatar e parar em outro lugar… enfim… amarramos e ali ficamos (uma longa estada até dia 10/09).

Como eu ainda me recuperava da gripe que me pegou no último dia em Montevideo – e que me impediu de ajudar o Ric durante a perena até La Paloma, acabei ajudando na manobra e voltando pra dentro do barco, onde fiquei até domingo. Já me sentindo melhor, decidimos todos sair para conhecer a cidade… o que nos tomou 5 minutos!!!

Pra quem saiu de Buenos Aires e passou por Montevideo, chegar am La Paloma foi uma surpresa, um choque. Apesar de ser domingo, a cidade tinha alguma coisa de comércio aberta. Mas como o clima não ajudava (muito vento, chuvas, frio, nuvens) acho que a população turística baixou muito naquele fim de semana… e tivemos a impressão de que só faltava passar pela rua um rolinho de feno, levado pelo vento… A cidade parecia uma cidade deserta… fantasma!!!

Neste mesmo domingo, depois de mto vento na cara e pouquíssima coisa pra se fazer na cidade, voltamos ao barco… Eu me recolhi pra me aquecer junto com as crianças e Ric ficou la fora, no píer… E foi ali que ele conheceu a tripulação do veleiro Tunante II. Certamente já ouviram falar dele (desaparecido há quase 3 semanas). Ric conversou com eles, teve a oportunidade de compartilhar o porquê do nome do nosso barco, conversaram bastante e, por conta das condições climáticas conversaram também sobre a diferença de opiniões acerca do melhor momento para sair. A tripulação do Tunante II optou por encarar a tormenta que já se aproximava, e nós optamos por permanecer no porto e esperar que ela passasse, para seguirmos da forma que entendíamos ser mais segura. Sabemos já por experiência que as piores condições de navegação podem ocorrer por causa de datas, e por pressa em sair/chegar. Lembro-me de, ao saber da saída do veleiro, orei por eles na mesa antes do jantar. E seguimos orando sempre por eles até hoje. Entristece nosso coração termos estado tão perto e agora não termos notícia alguma. Mesmo assim, continuamos seguros de que Deus está no controle… e esperamos em Deus que as poucas palavras que Ric e os tripulantes trocaram tenham chegado e atingido seus corações.

Enfim, seguimos em La Paloma pelo que parecia uma eternidade. Ficar no barco durante 3 dias inteiros, simplesmente porque sair do barco era impossível, mesmo estando amarrados e seguros no melhor e mais seguro lugar de La Paloma, foi uma verdadeira prova! Acrescente-se a isso o fato de não termos acesso a internet no porto e você tem um certo momento de caos 😛

Passado o ciclone (Vento de Santa Rosa – leia mais aqui!), fomos agraciados com dias simplesmente maravilhosos, e a descoberta de um café que tinha internet disponível (ufffa!). Apesar de ainda haver muito vento (típico da região), conseguimos fazer vários passeios e reiniciar nosso HS com força total!!!! Dentre os passeios, descobrimos que no final de semana seguinte ao que chegamos, a cidade estaria completando seu 140º aniversário e, portanto, haveria festa na cidade, com shows, jogos de futebol e comida!!! Mas além disso, fomos conhecer as praias (lindas) de El Cabito, La Balconada; visitar o farol e o cemitério que há ao lado, que conta a história da destruição do primeiro farol de La Paloma ainda em fase de construção na época (saiba mais aqui!), fazer picnic e nos abrigarmos dos ventos nas casinhas dos salva-vidas (abandonadas por não haver ninguém nas águas – obviamente), visitar Rocha e a Iglesia Bautista de la Comunidad (e conhecer o  Pastor Chis Cisler e sua família e comunidade), e fazer uma viagenzinha até La Pedrera (vilarejo praiano lindo, e cheio de pedras e praias perigosas)… Enfim, as fotos poderão contar mais e melhor tudo que estou narrando (uma imagem vale mais do que 1000 palavras, não?).

Em meio a tudo isso, num “acidente” muito mal explicado e atrapalhado, Ric teve seu notebook banhado por jatos de água em um dos dias em que saímos e nosso acesso a internet ficou ainda mais limitado. Sem contar nosso contato com amigos e sites que nos informam prognósticos meteorológicos – o que nos deixou ainda mais cautelosos com relação a escolha da melhor data para sair. Aqui, na verdade, formalizo nosso agradecimento a Deus pelas vidas de Horacio e Lidia, Stephan e Andréia e Guto por todo o auxíio que nos prestaram com relação a meteorologia e prognósticos: Muito obrigada!

Sem internet, sem computador, presos no barco e na linda cidade “fantasma” por 20 dias foi o que Deus precisava para nos mostrar o que Ele ainda tinha pra nos falar naquele lugar sobre nossos relacionamentos, comportamentos, decisões etc… vivendo dentro do Seu amor sem fim!!! E ver a Sua ação foi uma das coisas que mais nos impactou durante nossa estada em La Paloma.

La Paloma foi nosso último porto fora do Brasil. La Paloma foi o último lugar onde falamos a língua espanhola (pelo menos antes de chegar ao Caribe – em breve, se Deus assim permitir)… La Paloma foi sensacional!

AmarSemFim |)|)

 

PS.: Peço que se juntem a nós e sigam orando e pedindo a Deus pelo veleiro Tunante II e pela tripulação.(informações sobre o veleiro, aqui!)

 

Vídeos:

 

 

Fotos:

Autor: helenayoshima

Tripulante da embarcação "Veleiro Amar Sem Fim"

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s