Veleiro Amar Sem Fim

Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí. Jeremias 31:3

Porto Seguro – Nada é por acaso!

1 comentário

Já faz tempo que eu queria compartilhar com todos o porquê da nossa estada prolongada em Porto Seguro, Bahia.

Infelizmente, algumas coisas acabaram impedindo o post de sair mais cedo. A internet, apesar de ter melhorado muito, ainda é um problema para nós. De qualquer modo, o post está aqui! Saiu! E espero que vocês que nos acompanham, desfrutem da leitura!

Chegamos em Porto Seguro no dia 02 de maio (2015), e nossa previsão inicial era de abastecer, e seguir viagem. Depois de descansarmos um pouco, saímos para conhecer a cidade um dia… ver o centro-histórico no outro… encontrar amigos da vela em um outro dia ainda… e assim, a coisa foi se prolongando um pouquinho. Mas em um dos bate-papos (e em algumas trocas de mensagens no fb), acabamos sendo convencidos (e percebemos que era o mais sensato a se fazer, de qualquer maneira) de que correr para chegar em Fortaleza e fazer a travessia ainda antes de junho seria loucura. Além da correria, seria perigoso. Apesar da temporada de furacões estar ainda começando, o risco está lá! Esta não é a melhor época pra se fazer a travessia… Não é necessário correr este risco. Mas isso queria dizer que nossa saída do Brasil demoraria ainda outros 6 meses mais. Nós não reclamamos, exatamente… mas não estávamos de todo contentes. Vínhamos ansiosos e empolgados com a saída “logo aí na frente” e a decisão, embora sendo a mais sensata, frustrou um pouco nossos planos.

MAS… sabemos que diferente dos nossos planos, os de Deus jamais podem ser frustrados… são infinitamente mais do que pedimos ou pensamos… sempre contribuem para o bem dos que O amam… e são para nos dar um futuro e esperança (Jó 42:2, Efésios 3:20, Romanos 8:28, Jeremias 29:11).

Agora, então, conto o verdadeiro motivo da nossa estada prolongada… que naqueles dias, ainda não conhecíamos.

Quando chegamos aqui em Porto Seguro, naquele dia 02 de maio, uma das primeiras coisas que fiz foi procurar uma igreja para congregar. Nossos amigos que nos acompanham desde o início, sabem que este é um desafio que nosso pastor no interior nos lançou, quando saímos de lá de SP… há mais de 2 anos. Enfim, encontramos algumas igrejas e, como o domingo se aproximava, escolhemos uma – mais fácil de achar e chegar – e fomos visitá-la. No entanto, nosso pastor no Rio nos havia indicado uma outra. Sem saber direito de como a indicação tinha surgido, ficamos intrigados com o fato de que não conseguimos encontrá-la…

Bom, até este momento, nossa ideia era ficar mais alguns dias em Porto Seguro e zarpar com a próxima “frente fria” que se aproximasse… até Camamú – BA… e, sem pressa, seguiríamos subindo sempre para o Norte, até chegar a época boa de se fazer a travessia. Foi então que em um dos nossos últimos dias em Porto Seguro, decidimos caminhar a tarde até o fim da orla… E avistamos a balsa que atravessa ao Arraial d’Ajuda. Ricardo quis atravessar, mas já estávamos meio cansados e queríamos voltar. Acabamos indo mesmo assim, e logo que atravessamos, chegamos a um hotel/marina que decidimos entrar para ver. O lugar era lindo, mas deveria ser os olhos da cara para estacionar o barco lá. Conversamos com um rapaz, que nos deu um número de celular de um outro funcionário para o qual ligamos em seguida (ainda na mesma tarde) e conseguimos um belo desconto, especialmente por não ser alta temporada. Resolvemos mudar a posição do veleiro, então, e na manhã seguinte, saímos cedinho e “voltamos” 2 nm (nautical miles) para o sul.

Entramos sem dificuldade pelo canal de Porto Seguro – que exige bastante atenção!!! – e manobramos e amarramos o Amar Sem Fim no pier do Hotel Marina Quinta do Porto. Enquanto eu terminava de acordar a tripulação e cuidar da parte de dentro da cabine, Ricardo saiu para fazer os desvios contatos com o pessoal da marina e, conversando com o rapaz do celular, descobrimos que ele mesmo era membro da tal igreja que ha tanto buscávamos. Fomos convidados a visitar a reunião de célula (um pequeno grupo onde se estuda a Palavra de Deus), e assim acabamos conhecendo um grupo incrível de cristãos que nos acolheu com muito carinho e amor.

No caminho para este encontro, e conversando com quem foi nos buscar, descobrimos que haveria um projeto missionário com o qual os membros daquela igreja estariam envolvidos e achamos interessante e até possível que ficássemos para servir junto a eles. Mas ainda não havíamos definido nada. Deus ainda estava para nos mostrar algo mais. Durante aquela semana, antes do nosso primeiro culto naquela igreja que acabávamos de encontrar e conhecer, conversando com um amigo de adolescência, Ricardo descobriu que este amigo viria a Porto Seguro no fim do mês de junho. Achamos legal e cogitamos brevemente a ideia de ficar e esperar até lá… mas seria tanto tempo!!! Entendendo melhor os motivos desta vinda a Porto Seguro, descobrimos que este amigo viria com a sua igreja, que estava envolvida em um projeto missionário junto a algumas igrejas de Porto Seguro.

Bom, quem me conhece sabe que não acredito em acaso ou coincidências… creio que tudo tem um propósito e que Deus não dá ponto sem nó!!! Acabou que os dois projetos estavam relacionados e decidimos que ficaríamos o mês todo de maio por aqui (colocando o homeschooling em dia) e também o de junho. A princípio, íamos apenas receber e encontrar nosso amigo (que vem com parte da família). Mas ao receber aqui no veleiro uma visita de um membro da igreja aqui de Porto Seguro, fomos convidados a servir durante o projeto, não apenas na última semana de junho (quando virá a igreja First Baptist Orlando), mas também nas anteriores (quando recebemos grupos de missionários de 3 igrejas diferentes no Tennessee).

Como disse, não há acaso! Não há coincidências! Deus não dá ponto sem nó e pra tudo Ele tem um propósito (mesmo que no momento não o entendamos)! Ele nos queria aqui, e fez com que entendêssemos a Sua vontade de forma tão clara que sentimo-nos imensamente abençoados!!! Isso não acontece, nem aconteceu somente conosco… Deus está sempre nos dando dicas, ou nos mandando recados bem claros, do que é que Ele quer que façamos, ou de como Ele quer que sirvamos… mas é importante ouvi-Lo. Não há outra forma de entender Suas orientações e direções se não estamos dispostos a gastar tempo com Ele, primeiro, e a seguí-lo!

Por isso, hoje, além de saberem o motivo que nos fez ficar em Porto Seguro – que além de tudo é uma cidade espetacular – deixo com vocês que nos lêem, uma reflexão: Será que sua vida não estaria mais em ordem se você não gastasse um pouco mais de tempo com a Palavra de Deus (que é o principal meio que Ele utiliza para falar com Seus amados)? Ou será que não estamos passando tempo de menos em comunhão com os irmãos e membros do corpo de Cristo (que é outro meio que Deus usa para falar conosco)? Ou ainda, será que temos nos colocado a disposição de Deus com um coração que O busca sinceramente, e busca a Sua vontade, e está disposto a ouvir e obedecer ao Pai?

Escrevo a vocês com muito amor, compartilhando parte da nossa história – da qual vocês, de uma forma ou outra ,fazem parte. Que Deus os abençoe e os guarde em Seu amor sem fim!

Amar Sem Fim!

Anúncios

Autor: helenayoshima

Tripulante da embarcação "Veleiro Amar Sem Fim"

Um pensamento sobre “Porto Seguro – Nada é por acaso!

  1. Que Deus continue abençoando, usando e inspirando vocês nos próximos dias aí em Porto Seguro. Permaneço orando por vcs, Helena! E aproveitem bem a turma da First Baptist Church, que é bem legal. E seus hóspedes mirins também!!!kkkkk Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s