Bem, quanto a rotina durante a navegação. Fazemos ela o mais flexível possível, uma vez que as condições são, na maioria das vezes imprevisíveis – por mais que nos baseemos nas previsões.
A gente nunca sabe realmente como vai encontrar o mar, o vento… e como vai ser esta relação entre mar e vento… e o AmarSemFim.
Além disso, a viagem em si, a perna ou trecho, são a parte mais emocionante, divertida, diferente do que temos feito. Então, como podemos ficar dentro do barco e perder a vida lá fora, ao ar livre? No mar? Já vimos momentos inesquecíveis em nossas viagens, e por isso, decidimos que não há rotina de estudo durante as viagens.
Quanto ao dormir e despertar, tudo depende de quanto tempo de viagem temos pela frente, e das condições que enfrentamos. Pode haver rodízio e revezamento no cockpit e timão… ou não.
O que sabemos que acontece com certeza, são os momentos de oração pela manhã e a noite, antes das refeições (estas também sabemos que acontecem independente de qualquer coisa) , e a leitura da Bíblia.
O resto, as demais atividades, ficam por conta do bom senso e das instruções do comandante! 😉